A Volkswagen acaba de lançar no mercado brasileiro o automóvel sedã JETTA em duas versões: uma básica, 2.0, de 120 cv (Comfortline), e a outra 2.0 TSI, de 200 cv de potência (Highline). Autos & Motores testou a primeira. O modelo chama atenção pelo design, discreto e harmonioso. Por outro lado, impressiona pelo conjunto da obra, com ótimos espaço e acabamento interno, além de muita tecnologia e motor que, junto com o câmbio automático de 6 velocidades, proporciona performance surpreendente. É uma opção que chega para desbancar muitos dos seus concorrentes.
Design agradável
DivulgaçãoO JETTA, quando submetido a teste de longa duração, mostrou ser bem superior ao que parece nas ruasO JETTA, quando submetido a teste de longa duração, mostrou ser bem superior ao que parece nas ruas
O estilo do JETTA 2.0 FLEX "Comfortline" chama a atenção, acima de tudo, pela frente elegante, que segue o padrão atual adotado pela Volkswagen, com faróis de duplo refletor e linhas retas, como os do Fox, acompanhando os vincos do capô. A grade é discreta, com dois filetes cromados e o para-choque, robusto, tem entrada de ar inferior. As laterais são lisas, com linha de cintura elevada, marcadas apenas por vincos que as atravessam de uma extremidade à outra. Os retrovisores externos são de bom tamanho, com luzes direcionais embutidas. O para-brisa é bem inclinado e o teto arqueado, conferindo aspecto elegante ao sedã. A traseira é elevada e tem colunas largas, que aumentam os "pontos cegos", porém o sensor de estacionamento ajuda muito nas manobras. As lanternas são horizontais, com pontas triangulares, que invadem a tampa do porta-malas.
Espaço interno
Como todo sedã que se faz respeitar, o Novo JETTA faz valer o principal quesito do segmento: espaço. Além de ter um porta-malas fantástico, de 510 litros, com dispositivos que facilitam o rebatimento do encosto do banco traseiro, o modelo é espaçoso por dentro. Até mesmo os passageiros de trás viajam com bastante conforto, com as pernas bem apoiadas. Somente no centro do banco traseiro há o túnel no assoalho. Para o motorista, há banco com ajustes precisos, além de volante de boa pega, com regulagens de altura e distância, que favorecem a melhor posição de dirigir. Os bancos dianteiros têm desenho esportivo, que "vestem" as pessoas. O modelo tem, de série, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, sendo os dianteiros com pré-tensionadores.
Interior esmerado
Um dos pontos altos do VW JETTA é, sem dúvida, o interior, que disponibiliza acabamento esmerado, impecável mesmo, com material de ótima qualidade, revestimento em couro nos bancos e plástico emborrachado no painel, que tem um visor central sensível ao toque. Os instrumentos, de muito bom gosto, são de fácil visualisação e os comandos estão bem localizados no painel e nas portas. Para completar, o modelo tem amplo pacote de itens de série, que inclui airbags frontais e laterais, isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças e ar-condicionado de ótimo desempenho.
Novo Jetta oferece muito mais do que aparenta
A direção hidráulica foi bem calibrada, tornando-se leve em manobras e firme em velocidades elevadas. O sistema de freios ABS, com ASR e EDL, é extremamente eficiente em situações de emergência. A eletrônica garante total equilíbrio, com controles de tração e estabilidade. O veículo faz curvas com segurança, não obstante transferir um pouco as irregularidades do solo para dentro. Nada que comprometa o conforto. No geral, o JETTA tem muito mais a oferecer do que aparenta. É uma grande opção para aqueles que desejam possuir um carro que ofereça conforto, tecnologia, espaço e desempenho superior.
O Volkswagen JETTA 2.0 FLEX "Comfortline" é nove centímetros mais largo que a versão anterior (1,77m); um centímetro mais alto, sete centímetros maior entre-eixos, 4,64m de comprimento e peso de 1.375 quilos, tem custo-benefício convincente, que muito nos impressionou. O carro é agradável, charmoso, robusto e firme, com excelente dirigibilidade.
Equipamentos
Muito nos impressionou a quantidade de equipamentos do Novo JETTA Comfortline. Além dos acima referenciados, encontramos: abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado Climatic, ar-condicionado Climatronic de 2 zonas (opcional), aviso sonoro de não utilização do cinto-de-segurança, aviso sonoro de faróis ligados, Bluetooth, computador de bordo, entrada Aux-In para fonte de áudio externa no console central dianteiro, entrada USB no porta-luvas, espelho retrovisor externo aquecido, Coming & Leaving Home (opcional), controle automático de velocidade (opcional), espelho retrovisor interno eletrocrômico (opcional), interface para telefone celular com comando de voz, levantamento elétrico dos vidros com 1 toque e proteção antiesmagamento, luzes de neblina frontais, porta-luvas refrigerado com travamento, porta-malas com iluminação e rede porta-objetos, rádio CD Player RCD 310 (MP3), rádio CD Player RCD 510 tela touchscreen com CD Changer para 6 CDs, SD Card e MP3 (opcional), sensor crepuscular/sensor de chuva (opcional), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante multi-funcional com controles do Tiptronic (opcional) e travamento elétrico das portas e do porta-malas com controle remoto.
Impressões finais
Com 3 anos de garantia, o novo Volkswagen JETTA 2.0 Flex "Comfortline", de 120 cavalos de potência, é um automóvel que combina, perfeitamente, tudo o que se espera de um carro. Reúne as características mais marcantes de diferentes categorias: o conforto e as mais modernas funcionalidades de um veículo sedã, com a potência e a desenvoltura de um esportivo.
O carro acelera de 0 a 100 km/hora em 10,7 segundos, atinge velocidade máxima de 195 km/hora, torque líquido máximo de (kgfm/rpm) de 17,7/4000 e tanque de combustível de 55 ltrs.
Interna e externamente, uma performance simplesmente impressionante.
Performance
A esportividade do JETTA vem do motor 2.0 Flex, que usa sistema de injeção direta, garantindo respostas imediatas aos comandos do motorista. O quatro cilindros trabalha silenciosamente, com arrancadas que surpreendem e emocionam, além de retomadas de velocidade seguras. É necessário dosar o peso do pé no acelerador para não sair "cantando pneu". Aliado ao motor de 120 cv, um eficiente câmbio automático de 6 velocidades, que garante trocas de marchas quase imperceptíveis e total aproveitamento do torque. O JETTA tem ótima performance. E o consumo é bom: 8,3 km/litro na cidade e 12,5 km/litro na estrada, conforme constatamos no teste que fizemos.