Além de apresentar o novo design e a ampla oferta de equipamentos e tecnologias que estará disponível no modelo, a Ford confirmou o primeiro motor da Nova Ranger: trata-se do Duratorq TDCi 2.2, o menor da nova família de propulsores a diesel da marca, com potência de 126 cv e torque de 330 Nm.Com a nova geração da Ranger, a Ford mira a liderança da categoria, confiando nos ganhos significativos em desempenho, segurança e capacidade de carga que a picape oferece. Ela será produzida em três continentes e vendida em mais de 180 mercados mundiais, se tornando um dos produtos de maior abrangência geográfica da marca.
“Na América do Sul, os modelos e a data de lançamento da Nova Ranger ainda serão definidos. No entanto, podemos confirmar que a fábrica de Pacheco, na Argentina, que produz o modelo atual da picape, já está preparando as instalações para a futura incorporação do novo produto ao seu portfólio em 2012, como parte dos investimentos de US$ 250 milhões que estão sendo aplicados na planta”, declara Enrique Alemañy, presidente da Ford Argentina.
A Nova Ranger tem presença forte, com visual exterior moderno e robusto. As linhas são musculosas e limpas. O interior, sem perder a praticidade, será mais refinado e confortável, recheado de recursos avançados.
Além do estilo, as principais novidades da picape média da Ford passam pelo chassi, suspensões e sistema de direção. A caçamba possui comprimento de 1.549 milímetros. Com a altura do compartimento ampliada para 511 mm, o volume de carga aumentou para 1,21 metro cúbico.
O desempenho fora de estrada é favorecido pela maior rigidez da carroceria e pela altura elevada. A distância mínima do solo nos modelos 4x4 fica em 230 mm, com pneus de 16 polegadas. Graças à distância entre-eixos ampliada para 3.220 mm - a maior da categoria - a Nova Ranger absorve melhor as ondulações do terreno.
O protótipo exposto no Salão de Buenos Aires é dotado de uma nova transmissão manual de seis velocidades, que concede trocas precisas e traz um indicador para condução mais econômica. A alavanca de câmbio curta, similar à dos automóveis, foi posicionada ergonomicamente no console central e reforça a esportividade da picape.
Dependendo do mercado, o veículo terá a opção de uma nova caixa automática de seis velocidades da Ford. O componente foi projetado para funcionar com suavidade e rapidez, de forma quase imperceptível para o motorista.
A nova Ranger também utiliza caixa de transferência com controle eletrônico, permitindo selecionar tração 4x2 ou 4x4 por meio de um botão no painel. A eletrônica surge para auxiliar a condução, através do programa de estabilidade (ESP), controle de reboque (que monitora o comportamento do veículo e o alinhamento do trailer), controle de carga (garante estabilidade adicional quando se transporta carga pesada), além dos freios com sistema antitravamento (ABS), complementados pela distribuição de força (EBD) e assistência à frenagem de emergência (BAS).