Após a realização do Salão Automóvel de Lisboa, com preços que se iniciam por volta dos 22 mil euros, relativos à versão mais acessível, mais especificamente a motorização 1.2 TSi de 105 cavalos de potência a gasolina,
o novo Beetle é mais comprido, largo e baixo em comparação com o seu antecessor - 4,278 metros de comprimento (mais 152mm), 1,808 metros de largura (mais 84mm) e 1,486 de altura (menos 12mm) -, estando mais próximo do desenho original do icónico “Carocha” e do Beetle Ragster, protótipo que a Volkswagen apresentou no Salão Automóvel de Detroit, em 2005. O facto de possuir maiores dimensões permitiu aos engenheiros da marca alemã aumentar o espaço habitável, mantendo, ainda assim, a lotação para quatro pessoas, enquanto a bagageira passou de 209 para 310 litros de capacidade.
O interior foi totalmente redesenhado, com destaque para a ausência da famosa jarra no tablier e para a inclusão de equipamentos como o sistema de acesso mãos livres, sistema de navegação (disponível pela primeira vez neste modelo), sistema de som desenvolvido pela Fender e um grande tejadilho panorâmico.
Novo Volkswagen Beetle chega em NovembroA gama vai incluir três motores a gasolina - 1.2 TSI de 105 cavalos, que será proposto por cerca de 22 mil euros, 1.4 TSI de 160 cavalos, que ficará disponível apenas no início de 2012, e 2.0 TSI de 200 cavalos, que será comercializado por 34.700 euros -, e dois motores TDi - 1.6 TDi de 105 cavalos, que estará em comercialização a partir de Janeiro de 2012 por 26.800 euros, e 2.0 TDi de 140 cavalos, cujas vendas se iniciarão no segundo trimestre de 2012. A variante Cabrio deverá chegar ao mercado apenas no final de 2012, ainda antes de uma variante híbrida, considerada importante para o sucesso do modelo no mercado norte-americano.
De acordo o construtor germânico, o novo Beetle 1.6 TDI de 105 cavalos com “BlueMotion Technology” pode atingir uma velocidade máxima de 180km/h e registar uma média de consumo de combustível de 4,3l/100km e 112g/km de emissões de dióxido de carbono (CO2), assumindo-se como a versão mais económica.
A gama que será comercializada no mercado nacional vai incluir três níveis de equipamento: base (Beetle), Design e Sport, esta última com o motor 2.0 TFSI de 200 cavalos. Os níveis diferem nos revestimentos e na cor do painel de bordo, que podem ser negros, iguais à cor da carroçaria ou a imitar carbono.