Forum dos Carros

Forum dos carros é destinado a troca de informações sobre preços, peças, lançamentos, serviços e muito mais sobre carros
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Menu
CATEGORIAS:
CATEGORIAS:
Categorias
Parceiros
Ainda rezamos
Ajuda do facebook
Apartamentos aluguel
Aprender a tocar guitarra
Aprender a tocar violao
Aprender matematica
Assistir videos
Aulas de ingles gratis
Blog de aulas gratis
Blog de jogos online
Blog dos videos
Blogs de famosos
Carros mais desejados
Carteira de identidade
Carteira de trabalho
Como beijar
Como desenhar
Como fazer um twitter
Como ganhar massa muscular
Como maquiar
Como mudar a senha do msn
Como trocar de carro
Comprar arma
Comprar brinquedo
Comprar ultrabook
Comprar um celular
Curriculo ou curriculum
Curso Em
Cursos Faculdades
Estudar matematica
Estudar para enem
Estudar para vestibular
Estudar portugues
Faculdades em São Paulo
Faculdades SP
Forum do orkut
Forum dos carros
Forum do twitter
Fotos Celular
Free Downloads Free
Free Games Internet
Ganhador da megasena
Cursos Gratis
Guitarra gratis
Jogo moto
Mulher Fotos
Musicas Celular
O que não fazer
Portal das video aulas
Quero ganhar chocolate
Site da receita federal
Site de filmes
Site dos correios
Tocar teclado
Videos mais engracados

Compartilhe | 
 

 Multas - Como funcionam os pontos da carteira de motorista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 133
Data de inscrição : 15/03/2011

MensagemAssunto: Multas - Como funcionam os pontos da carteira de motorista   Qua Mar 30, 2011 3:47 pm

Qualquer motorista sabe que o acúmulo de pontos por infração na sua carteira de habilitação pode levar à suspensão da licença para dirigir. O problema é que muitas pessoas não sabem como funciona a contagem desses pontos, ao passo que boa parte sequer tem idéia de como anda sua situação no Detran.

Primeiramente é importante lembrar que o motorista que atinge 20 pontos em sua carteira de habilitação em um período de um ano tem a mesma provisoriamente suspensa. A contagem deve ser feita a partir da data da primeira infração cometida. Se dentro do período de um ano o motorista não tiver atingido os 20 pontos em sua carteira, então os pontos da primeira multa serão perdoados.

Cálculo na prática
Para facilitar o entendimento, vamos tomar como exemplo o caso de um motorista que recebeu três multas no ano passado: uma em 20 de janeiro (3 pontos), outra em 5 de junho (5 pontos) e a terceira em 30 de dezembro (7 pontos). A data de contagem começa então a partir de 20 de janeiro, data da primeira infração.

Levando em consideração que o motorista não atingiu os 20 pontos (a soma das multas chegou a 15 pontos) então o "vencimento" das multas será calculado da seguinte maneira. No dia 20 de janeiro desse ano aquela primeira multa do motorista completou um ano, de forma que os pontos relativos a esta infração (3) irão prescrever.

Nesse caso o motorista ficará com 12 pontos na sua carteira de habilitação e a contagem agora passa a valer a partir da data da próxima multa, que ele recebeu em 5 de junho. Ou seja, na mesma data neste ano os pontos relativos a esta infração também serão abatidos do total de pontos e assim sucessivamente.

Vale lembrar, no entanto, que esta contagem é válida para os casos em que as multas não tenham ultrapassado o limite de 20 pontos. Isto porque se o motorista chegar nesse estágio, então ele será submetido a um processo administrativo que irá analisar a sua situação e decidir, ou não, pela suspensão da habilitação.

Suspensão de até 1 ano
Todo motorista tem o direito à defesa junto ao Detran, o que deve acontecer em até 15 dias após o prazo de recebimento da notificação. No caso de indeferimento de recurso, ainda é possível tentar uma segunda chance junto ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Caso seja decidido sobre a suspensão da habilitação, o motorista poderá perder o direito de dirigir por um mês ou até um ano. Além de ter que aguardar este prazo, ainda é preciso passar, obrigatoriamente, por uma reeducação no trânsito, o que implica em freqüentar o Curso de Reciclagem de Motorista Infrator, semelhante ao CFC (Curso de Formação de Condutores). Finalmente, para obter o direito de dirigir novamente será preciso estar aprovado neste curso.

Quanto vale o desconto dos pontos
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece quatro categorias para as infrações de trânsito, de forma que uma infração pode ser considerada leve, média, grave e gravíssima. A pontuação equivalente a cada categoria é de, respectivamente, três, quatro, cinco e sete pontos.

Os motoristas que acabaram de tirar a carteira de habilitação têm um prazo de um ano para receberam a habilitação definitiva. Nesse intervalo de tempo, eles utilizam a chamada carta de permissão. Pelo fato de se tratar de motoristas novatos a legislação é mais rígida. O motorista, por exemplo, não pode receber uma infração gravíssima ou uma grave, ou ainda duas ou mais infrações médias. Caso isto ocorra, ele será impedido de obter a carteira definitiva e terá que recomeçar o processo de habilitação desde o início.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://forumdoscarros.com.br
 
Multas - Como funcionam os pontos da carteira de motorista
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Nova Carteira de motorista para carros potentes
» Renovação de Carteira de Motorista
» carteira de motorista
» Carteira de motorista
» [DÚVIDA] - Como tratar pontos de ferrugem no Novo Ka?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum dos Carros :: Dicas para você, motorista!-
Ir para: